Pesquisar
Close this search box.

Plano de aula – Planisfério: Continentes e Oceanos

Depois de apresentar o globoà criança (ir para o artigo) , mostrar sua composição básica e nomeá-las, é hora de introduzir novos conceitos. O tema seguinte é a planificação do globo: o planisfério. E novamente uma ideia abstrata que precisará de uma didática apurada para aproximar conceitos apreendidos de conceitos novos. E mais uma vez basearemos nossa aula no Método Montessori, pois foi a melhor maneira encontrada para ensinar tais conteúdos.

Por que planificar o globo?

Tendo o planeta Terra uma forma esférica, na orientação matemática, trata-se de um sólido geométrico. Deparamo-nos, eventualmente, com a necessidade de consultar o mapa-múndi, tirar uma ou outra dúvida, lembrar de localizações específicas. Diante disto o uso do Globo nem sempre foi a maneira mais adequada de sanar essas necessidades. Já que sua forma sólida ocupa espaço e não é de fácil transporte. Assim sendo, foi preciso repensar o jeito de representar a Terra, de forma plana. Que coubesse no papel para colocar no bolso, na bolsa, dentro do livro… Então criou-se o PLANISFÉRIO.

O desafio agora é mostrar como transpor algo sólido para o plano!
O nome já ajuda: PLANISFÉRIO = PLANO + ESFÉRICO.
Definição: Tornar plana a esfera. Planificação da esfera.
E então vamos à demonstração de acordo com o Método Montessori:
Primeiro faça uma bola (esfera) com a massinha;
Depois corte a esfera ao meio;
 E diga: Agora temos dois HEMISFÉRIOS ( metade de esfera);
 
Em seguida, amasse os hemisférios para torná-los plano;
Agora podemos representar a Terra em um PLANISFÉRIO.
 
Conhecimento apreendido, podemos apresentar a Terra planificada para a criança.
 
Obs.: Não poupe a criança da nomenclatura correta dos conceitos. Acredite, ela tem plena capacidade de aprender as palavras se forem apresentadas da forma concreta para a abstrata.

Os elementos representados no planisfério: Os continentes e Oceanos

Depois das duas primeiras aulas a criança já sabe que o mora no planeta Terra, que ele é esférico, que é composto principalmente por água e terra. Ela sabe também que pode representar esta Terra num papel. Então podemos apresentá-la as partes das partes. Mostrar que a parte de terra é dividida em partes específicas que recebem nomes diferentes. E o mesmo acontece com os oceanos.

Mostre o planisfério aos alunos e nomeie cada continente e cada oceano. É necessário que nesta primeira apresentação os continentes estejam preenchidos cada um com uma cor. Sem linhas limítrofes de países. O objetivo é visualizar as posições e as formas de cada continente. Aqui apresentei com as cores padronizadas por Montessori.

América do Norte —> Laranja
América do Sul —> Rosa
Europa —> Vermelho
Ásia —> Amarelo
África —> Verde
Oceania —> Marrom
Antártica —> Branco
 Em seguida apresente um planisfério não-nomeado. Coloque a bandeirinha com o nome sobre o continente o qual representa. Repita em todos os continentes. Leia o nome; mostre o local e coloque a bandeirinha. Logo depois retire e peça a criança que faça sozinha o processo.

Faça da mesma forma agora com os oceanos. Lembrando de dizer que não há dois oceanos Pacíficos, mas que ele está desconectado pela representação.

Material usado na aula:
Plastifiquei os planisférios e sobre o não-nomeado colei velcro sobre os oceanos.
Atividades usadas na aula:
Na Sequência Didática Continentes e Oceanos você encontra todas as atividades citadas na postagem e muitas outras.
download
download

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: