Este artigo traz a importância do uso do Globo sensorial para as aulas de geografia desde os primeiros anos do Ensino Fundamental.
A Geografia é uma disciplina que possui um objeto de estudo de grandes dimensões. Como apresentar um tema tão amplo à criança? O estudo da Terra; O estudo das partes da Terra e suas características. A maioria dos assuntos serão aprendidos de forma virtual já que não poderão presenciar ou manipular.
Parece-nos, então, dificílimo imaginar por onde começar, como conceituar. No entanto, Montessori (tanto quanto em outros assuntos) deixou tudo tão claro e fácil. Basta seguir seus passos.
Eu ainda estou seguindo cuidadosa e apaixonadamente cada um desses passos. É um caminho longo, porém delicioso de se percorrer.
O Globo Tátil
Para realizar esta atividade, criei um globo sensorial, ou tátil de acordo como orienta o método. O original é vendido e é bem mais bonito. Este confeccionei de forma rudimentar, mas serviu para o objetivo final: apresentar o globo terrestre e suas DUAS principais composições: TERRA e ÁGUA.
Já sabemos das necessidades sensoriais da criança para assimilar melhor o mundo ao seu redor. Essa manipulação concreta é o primeiro passo para uma posterior abstração. Desse modo, Montessori pensou um globo tátil que possui duas texturas diferentes apenas: uma para representar o porção dos oceanos e a outra, a porção dos continentes que recobrem a superfície terrestre.
Repare que o método montessori é naturalmente inclusivo: o mesmo material oportuniza a aprendizagem de todas as crianças.
Como usar o Globo Tátil:
- Mostrar o material para a criança;
- Use as duas mãos para sentir o globo;
- Convide sua criança a fazer o mesmo;
- Quando a criança estiver tocando o globo, pergunte se a criança pode sentir o áspero e o liso.
- Passe dois dedos pelas áreas ásperas e depois diga à criança: “Esta área áspera representa a terra”. Peça para a criança sentir.
- Faça o mesmo coma área lisa “Esta área lisa representa a água .”
- Faça novamente, encontre uma outra área áspera e diga: “Esta é a terra”… depois faça o mesmo com a água.
- Prossiga para o 2 º passo, peça à criança para mostrar a terra e a água;
- 3 º passo, passe os dedos por uma das áreas, em seguida peça para a criança sentir e pergunte a ela se aquela área é lisa ou áspera.
- Para concluir dizemos à criança: “Este é o mundo e sobre o mundo temos terra e água”.
Objetivos:
1. Dar à criança uma impressão sensorial do mundo;
2. Introduzir o “globo” a visão do mundo;
3. Apresentar a principal composição do planeta visto de maneira ampla.
Atividades complementares
Fichas impressas para sistematização e identificação das áreas de água e terra representadas no globo.
- Globo Tátil
- Potinhos com terra e água
- Atividades impressas e materiais de pintura
Siga-nos no Instagram para conhecer melhor nossos materiais. Clique aqui.
*Por favor, lembre-se que este arquivo é apenas para uso pessoal. Você não pode vender ou distribuir os arquivos. Se você quiser compartilhá-los, por favor, envie o link para esta postagem e não diretamente para os arquivos PDF.
Uma resposta
O meu comentário é de que a experiência foi de facto positiva e em função disso gostaria ter mais exemplos e explicações para também aplicar em minhas aulas de geografia com alunos curiosos de angola.