MENU

Sequência Didática – João e o pé de feijão

Sequência didática usando como base o conto de fadas de origem inglesa: João e o Pé de Feijão. São mais de 30 atividades além de um livrinho personalizado do conto  para turmas de alfabetização.

A versão mais antiga registrada desse clássico  é de 1807, contudo já foi escrita e reescrita por diversos autores no mundo todo. Aqui no Brasil, Ruth Rocha e  Maurício de Souza também fizeram a releitura do conto. Neste projeto, que eu elaborei e organizei, procurei manter os elementos principais da história. Entretanto, sintetizei ao máximo para que a criança, em processo de alfabetização, consiga ler com autonomia.

Para iniciar, disponibilize vídeos, filmes, use um livro, contando a história com entonação e deixe-o ao alcance das crianças.

São três arquivos em PDF: um com atividades voltadas para a área de linguagem, um para matemática, e um com o livro da história.
As propostas são preferencialmente para crianças do primeiro ano do Ensino Fundamental.
O livrinho foi escrito com frases curtas e simples, imagens diretamente relacionadas com cada parágrafo, letras grandes, maiúsculas e bem  separadas, pois o objetivo é que a criança (ainda em fase de alfabetização) seja capaz de ler.
Você pode imprimir um livro para cada aluno e entregar-lhes no início ou ao final da sequência didática. Outra opção: um dos momentos pode ser separado para a encadernação do livreto pelos próprios alunos. Isso estreitará o vínculo e  envolvimento da criança com a história e com as próximas etapas do processo.
Oportunizar que cada aluno leia uma página em voz alta para seus colegas também aumenta o engajamento da turma e oferece importantes sinalizadores para avaliação. Caso a turma seja muito grande, separe a leitura em frases.
Em nosso Instagram @notebookdaprof, você encontra o reels com o tutorial de montagem do livro.
Livro João e o pé de feijão

download Livro joão e o pé de feijão

Na área de linguagem, as atividades dão ênfase ao título, aos nomes dos personagens e principais elementos da obra. As fichas englobam atividades com as letras iniciais, consciência silábica, palavração, interpretação, ordem alfabética, leitura de palavras e frases.
Relacionar a palavra com a imagem, ditado recortado de imagens ou palavras, diferentes brincadeiras com os nomes dos personagens e elementos da história, caça-palavras; cruzadinha são alguns exemplos de atividades da sequência.

Interpretação de contos deve ser cuidadosa pois existem muitas camadas de compreensão. Se as fábulas buscam ensinar uma lição de moral, os contos tem a missão de conversar com nosso inconsciente! Contudo, há que se ter uma maturidade psíquica para dialogar com elementos tão abstratos.  Por exemplo: para as crianças pode parecer estranho que o João desobedeça sua mãe e ainda assim esteja certo ao seguir sua intuição. Com elas, podemos falar sobre os riscos que João poderia ter corrido ao fazer uma troca tão desigual e lembrá-los que contos fantásticos tem o elemento mágico que altera a lógica da vida prática.

Sequência didática João e o pé de feijão

download Livro joão e o pé de feijãoSendo assim, as atividades propostas são de remontagem da sequência do enredo da história e perguntas sobre o que ocorre de fato. No entanto, não deixe de abrir reflexões mais subjetivas e permitir que as crianças expressem e troquem suas percepções individuais acerca das aventuras de João.

Na área de matemática, atividades para relacionar números e cores, sequência numérica, relacionar numeral/ quantidade e raciocínio lógico compõem a coletânea.
Atividades de matemática João e o pé de feijão

download Livro joão e o pé de feijão

Antes ou depois dessa tarefa, você pode propor a tradicional experiência de germinação dos grãos de feijão.
Lembrem-se de contextualizar, preparar o ambiente e incluir muitas atividades práticas em combinação com as fichas impressas, elas são a parte menos orgânicas de todo o processo de aprendizagem.
No entanto, sem a sistematização que elas oferecem, a aprendizagem não se consolida! Use seu conhecimento tácito e sua criatividade.
Compartilhe conosco como foi que você deu vida a esse material. Marque-nos no Instagram  @notebookdaprof

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe: