MENU

Sequência Didática do Livro Perigoso

Olá, profs. Hoje trago uma sequência didática do livro “Perigoso” do Tim Warnes. São mais de 40  atividades para turmas do primeiro ao terceiro ano do Ensino Fundamental.

Uma seguidora buscava uma sequência didática para trabalhar o livro com sua turma e me desafiou a elaborar as atividades. Aceitei rapidamente após ler algumas resenhas e avaliações da obra. Não tem como não amar logo de cara!

Sobre o livro

ALERTA DE SPOILER

O livro narra a história de Bob, uma simpática toupeira que ama etiquetar tudo o que vê pela frente. Um belo dia encontrou uma enorme coisa escamosa e danou a etiquetá-la. Bob colocou todo tipo de rótulo naquela coisa: verde,  esburacado, salpicado, misterioso, pontiagudo, gigante… Até que a imensa coisa verde dá um bocejo e mostra seus dentes afiados. Assustado e preocupado, Bob providenciou uma nova etiqueta: PERIGOSO! E tentou colocar no crocodilo que voltou a cochilar. Mas como não foi silencioso o bastante, a coisa escamosa acordou e começou a rasgar as etiquetas. Bob ficou bravo com o crocodilo, que arrependido de ter magoado a toupeira pediu desculpas à moda da toupeira: com uma etiqueta. Bob percebeu que naquele grande réptil existiam muitas outras qualidades. E que, vejam bem: poderiam ser… Amigos!

Livro Perigoso
Clique para ver o livro

Nas escolas

O crocodilo e a toupeira estão encantando as crianças (e professoras) nas escolas de todo o Brasil. Não é para menos: uma história fofa e engraçada que nos sensibiliza sobre a importância de não apontar características e rotular as pessoas sem ao menos conhecê-las!

Além disso, o que não é pouco, se você precisa um gatilho que desperte nas suas crianças, o desejo de escrever, esse é o livro perfeito!!!  Ele ainda oportuniza um leque de possibilidades de trabalho para turmas da alfabetização  até o terceiro ano já que com ele podemos abordar sinônimo, substantivo, adjetivo e muito mais.

Como trabalhar a Sequência Didática

Uma boa forma de começar é sempre mobilizando os conhecimentos prévios do grupo sobre o assunto! Outra forma é ofertando o livro pra turma e observando o que surge como previsão do que se trata a partir dos elementos da capa: o que as ilustrações dizem?

A leitura tem um tom de humor que as crianças amam! Você vai perceber elas pirarem quando encontrarem a etiqueta  COCÔ! Use tudo que eles forem encontrando para o próximo passo: O BANCO DE PALAVRAS! Aqui que o trabalho sistemático começa!

No arquivo completo você encontra os cards com as palavras etiquetadas em maior destaque no livro. Vamos explorá-las e trabalhá-las ao máximo nos próximos momentos!

banco de palavras para imprimir livro perigoso

Você nem vai precisar propor, suas crianças se tornarão viciadas em etiquetar! Então, partiu para vida de toupeira Bob por um dia (ou mais). Haja PostIt!!!

O Arquivo traz a proposta de procurar e rotular pelo ambiente escolar (ou pela casa da criança) coisas que elas considerem perigosas. Depois devem revisitar os espaços e registrar por escrito uma lista com o que foi etiquetado.

Sequência Didática Perigoso

Em Linguagem

A sequência traz atividades para diferentes níveis de compreensão da leitura e escrita. Você poderá fazer intervenções de consciência fonológica, consciência silábica, leitura e escrita de palavras, frases e produções de pequenos textos. Um infográfico com a análise e breve descrição da capa, uma ficha de interpretação do texto, uma de ordenação de frases e breve resumo da história ajudam a trabalhar o texto em sua totalidade promovendo a ampla compreensão e desenvolvimento da habilidade de interpretação.

O livro “Perigoso” parece ideal para iniciar a ideia de classe de palavras sem precisar dar nomenclatura padrão. No lugar de falar substantivos e adjetivos, podemos dizer para os pequenos que as palavras  tem diferentes funções e duas delas são dar nomear e características às coisas.

“Vamos fazer como a toupeira e nomear  as coisas que vemos na floresta?” E levar um animal de estimação ou pelúcia para a escola e fazer uma análise coletiva de suas características. Ora, Ora, Ora… Essa toupeira rotuladora nunca foi etiquetada antes. Então é a vez dela receber muitos rótulos! Mas podemos rotular as coisas e pessoas a torto e a direito como bem entendemos? É a grande reflexão que o livro traz! Vamos propor uma atividade para mexer com as emoções das crianças e suas famílias? Envie uma ficha pra casa onde a família terá que dizer à criança suas melhores características.  Eles trazem e apresentam para os colegas como seus pais a percebem.

Em Ciências

A toupeira rotula tudo, então vamos propor uma classificação entre seres vivos e não-vivos de tudo que ela nomeou. Ela também vai colando etiquetas em todas as partes da planta… Ops então “bora” ver se as crianças lembram também?

Vi uma proposta de pesquisa muito interessante no planejamento da professora Alexandra no site da prefeitura de Bauru¹: O que seria o perigoso? Um crocodilo ou um jacaré?

Quando descobrirem podem completar a ficha sobre as características biológicas do crocodilo e da toupeira.

Em Matemática

Quando acordou, o crocodilo devorou muitas etiquetas que a toupeira colou por todo seu corpo. A boca do crocodilo sempre vai abrir para onde tiver mais etiquetinhas, e assim brincamos com os símbolos de maior e menor e as crianças resolvem probleminhas de adição e subtração com esse contexto tão encantador e divertido.

Arquivos

Clique na imagem abaixo para comprar o arquivo completo.

download
download

Preparei um arquivo gratuito com 6 páginas da sequência! Pegue aqui!

Resumo da Sequência Didática

Áreas do conhecimento: Linguagem, Ciências, Matemática.

Número de Páginas: 41

Principais propostas:

  • Análise da capa;
  • Interpretação;
  • Cards – Banco de palavras;
  • Consciência fonológica;
  • Consciência silábica;
  • Construção de palavras;
  • Leitura de palavras e frases;
  • Elaboração de frases;
  • Propostas de pequenas produções textuais;
  • Classificação de substantivo e adjetivo;
  • Cruzadinha
  • Caça-palavras;
  • Partes da Planta;
  • Seres vivos e não-vivos;
  • Classificação de animais;
  • Maior e menor;
  • Probleminhas (Adição e subtração)

E mais, muito mais!

 

2 respostas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: