MENU

Sequência didática a música “A foca” de Vinicius de Moraes

Nesta publicação você encontra atividades para turminha de alfabetização prontinhas para imprimir com a música “A foca” de Vinicius de Moraes.

Sequência didática A FOCA

Depois de Cecília Meireles agora é hora de levar Vinicius de Moraes para a sala de aula.
A sequência proposta com a música A FOCA traz um trabalho bem completo explorando diversos aspectos das  palavras-chaves do texto.
Enfatize a letra e o fonema “F”, em seguida a palavra temática “Foca” e contextualize com o poema/música de Vinícius de Moares.
São doze fichas de atividades, contendo:
– texto;
– complete o texto;
– texto fatiado;
– colar a imagem na estrofe correspondente;
– Interpretação e localização de palavras e informações no texto;
– ligue;
– rimas;
– Encontre a palavra;
– Organize as letras e forme palavras;
– Cruzadinha e caça-palavras;
– análise das palavras.
Sequência didática A FOCA
O texto é divertido e logo chama a atenção das crianças. Elas se apropriam facilmente de seus significados pois a música é cheia de palavras que fazem sentido no universo infantil.
Podemos ampliar e abarcar ainda mais temas, como: explorar a vida do autor e seus outros textos famosos; aproveitar a ideia das palminhas da foca para brincar de consciência silábica com as palavras-chaves trabalhadas, criar um banco de rimas a partir da palavra feliz ou sardinha, por exemplo.
Outra possibilidade é a reflexão e problematização sobre o tratamento dado ao animal protagonista do poema em circos e parques de apresentação.  A foca é um bicho que expressa felicidade e tristeza de forma muito clara e isso é um ponto chave para a sensibilização das crianças: a exploração da vida animal para gerar lucros sem os cuidados básicos que necessitam.
Por fim, que tal ir lá pra fora brincar de bola tentando equilibrá-la na testa ou na ponta no nariz?
Eixos trabalhados: Fonema F, Literatura, Tipologia Textual, Consciência Fonológica, ritmo, rima, …

download livrinho contando com as mãos

Clique na imagem acima, salve gratuitamente os arquivos e adapte aí do seu jeitinho.
Lembrem-se de contextualizar, preparar o ambiente e incluir muitas atividades práticas em combinação com as fichas impressas, elas são a parte menos orgânicas de todo o processo de aprendizagem.
No entanto, sem a sistematização que elas oferecem, a aprendizagem não se consolida! Use seu conhecimento tácito e sua criatividade.
Compartilhe conosco como foi que você deu vida a esse material. Marque-nos no Instagram  @notebookdaprof

2 respostas

  1. Parabéns pelo capricho e qualidade de suas atividades! Muitíssimo obrigada por disponibilizá-las. Que Deus continue a inspirá-la. Cordialmente, Jô.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Compartilhe: