MENU

Atividades Contando com os dedinhos

Atividades prontas para imprimir com uso da mão e dos dedos para aprender a contar e somar.

Vamos começar do começo? Então vamos usar o que temos de mais orgânico para contar: os dedos das nossas mãos!

As mãos são nossas ferramentas mágicas!

“Montessori disse que as mãos são os instrumentos da inteligência humana. Explicou também que é por meio das mãos que a mente humana se revela, e fez um apelo: Nunca dê à mente mais do que der à mão da criança. “ (SALOMÃO, Gabriel – Lar Montessori)
A child is playing with a wooden clock puzzle Free Photo
Estamos cansados de saber de sua importância para a experiência sensorial na aprendizagem. É através  delas que conhecemos o mundo e podemos explorar, manipular, criar instrumentos, arte, esculturas, pinturas, escrever e… CONTAR!
Historicamente, as mãos e os dedos sempre foram os principais recursos de contagem para nós, seres humanos. Quem nunca viu uma criança contando com os dedinhos na boca, na cabeça e até escondendo embaixo da carteira pra somar?
Mas não precisamos mais escondê-los! Pelo contrário: Vamos usá-los ao máximo nos primeiros passos da contagem pelas crianças até que se abstraia de tal forma a ideia de número e quantidade que não precisem mais recorrer a eles. Mas antes disso, mãos pra que te quero!
Vambora pra prática?
Brincar é o melhor jeito de abrir um tema. Comece com “pedra papel tesoura”, vá para o “zerinho ou um” (como se chama por aí?), e aposte no “par ou ímpar” para colocar esses dedinhos em ação.
Em seguida, abra o desafio!
Coloque números em balões para estourar. A criança deve identificar o numeral estourado representar a quantidade correspondente com os dedos. O desafio desperta a curiosidade e por conseguinte a vontade de resolver o problema, abrindo uma porta para o interesse.
Sobre as folhinhas de atividades
Se as crianças já exploraram bastante a contagem com os dedos das mãos, podemos partir para as atividades impressas de registro e sistematização.
Aqui temos:
  • Livrinho “Contando com as mãos”
    Este livrinho maker tem a proposta de mostrar às crianças como podemos usar esta ferramenta mágica para contar e relacionar a quantidade de dedinhos com a grafia dos números e sua escrita por extenso.
    Na parte final do livro existe um espaço para representar a quantidade de alguma outra forma.
    DICA: impressão dos próprios dedos da criança molhados em tinta vermelha.

 download livrinho contando com as mãos

  • Jogo da memória “Contando com os dedinhos”

Baixar jogo da memória número

 

  • Atividades de contagem e soma com os dedos

Download das atividades contando com aos dedos

Clique na imagem acima, salve gratuitamente os arquivos e adapte aí do seu jeitinho.
Lembrem-se de contextualizar, preparar o ambiente e incluir muitas atividades práticas em combinação com as fichas impressas, elas são a parte menos orgânicas de todo o processo de aprendizagem.
No entanto, sem a sistematização que elas oferecem, a aprendizagem não se consolida! Use seu conhecimento tácito e sua criatividade.
Compartilhe conosco como foi que você deu vida a esse material. Marque-nos no Instagram  @notebookdaprof

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Compartilhe: